01 maio 2017

Falando sobre SebaCiel


Esta é uma postagem polêmica, na qual eu menciono alguns fatos sobre Sebaciel. Obviamente, contém spoilers — o aviso foi dado. Se você shippa SebaCiel e quer prosseguir, por favor, seja civilizado e não me xingue nos comentários. Eu estou sempre disposta a conversar e trocar ideias, e você pode me dar o seu ponto de vista!
Outra coisinha. Eu não detesto o Sebastian e o Ciel só porque menciono os defeitos deles na postagem. Eu também não detesto os shippers de SebaCiel. Pra completar, eu sou uma incontrolável shipper de yaoi e definitivamente não odeio minhas irmãs fujoshis (embora eu não goste de usar esse termo, por causa do significado preconceituoso). Essa postagem não foi escrita com o intuito de ser uma briga.
E então, vamos conferir?

O que sustenta o shipp
  1. Fanservice. Yana Toboso abusa das referências, muitas delas realmente explícitas e cheias de referências sexuais. Eu realmente entendo os shippers de SebaCiel, com tantas cenas desse tipo. (Corre por aí um boato de que Kuroshitsuji originalmente era um yaoi, mas foi transformado em shounen para aumentar as vendas. Para esclarecer: é mentira.)

O que está errado
  1. Ciel tem 13 anos — embora eu acredite que ele vá fazer 14 em breve —, enquanto Sebastian é um demônio de sabe-se lá quantos séculos. É a pedofilia sendo elevada a outro nível.
  2. Ciel é emocionalmente frágil e sofre de PTSD (estresse pós-traumático). O arco do circo nos revela isso: ele tem crises horríveis apenas por lembrar de certos acontecimentos. Sebastian, por outro lado, revela no arco do Campania que se aproveita dessa fragilidade para moldar Ciel (afim de que sua alma seja mais saborosa). Se eles fossem um casal, seria um relacionamento abusivo com todas as letras.
  3. Sebastian está jogando um jogo. Ele se esforça para ser o mordomo perfeito, mas no fim das contas é uma brincadeira que ele criou para passar o tempo. Sebastian nunca demonstrou qualquer nível de preocupação com Ciel que ia além do contrato. Observe a relação de Soma e Agni ou Sieglinde e Wolfram, por exemplo: mordomo e mestre desenvolveram preocupação e afeto reais (até mesmo Tanaka ama Ciel, embora esse seja um laço pouco explorado no mangá). Tudo que Sebastian faz é pelo contrato ou por diversão.
  4. Ambos adoram brincar um com o outro, de formas dolorosas e sádicas que ultrapassam um nível carinhoso (um deles é um demônio, afinal...). Ciel ordena coisas impossíveis para Sebastian de propósito, apenas por diversão, assim como Sebastian aproveita-se de seu mestre sempre que possível. Um bom exemplo disso ocorre no arco do assassinato, quando Ciel diverte-se durante a encenação da morte de Sebastian — ou quando Sebastian, no arco do circo, morre de rir ao jogar pedrinhas em Ciel, mesmo que fosse uma situação ruim para ele.
  5. Sebastian está faminto e quer sua refeição. Ele demonstra isso primeiro no arco do circo, mas fica muito claro no arco da maldição da bruxa — quando ele tenta devorar a alma de Ciel, depois de pensar que este havia abandonado sua vingança. Não havia nenhuma consideração ali, ele apenas partiu pra cima.
Saindo um pouco da história do mangá, a própria Yana Toboso fala disso diversas vezes. Em entrevistas ou no blog, ela sempre está falando sobre como Sebastian é apenas um demônio egoísta (ela também fala isso a respeito do Ciel. São todos antagonistas...). Não existe nenhuma tradução em português, mas eu suponho que você possa usar o Google Tradutor (embora ele seja ruim traduzindo do japonês para o português, já ajuda). Eu leio as traduções em inglês, então, se você entender um pouco do idioma, existem muitos tumblrs por aí que se dedicam a passar adiante a palavra da mestra Toboso! ♥
No mais, eu com certeza shipparia os dois se não fosse por essas coisas erradas. O grande problema: se tudo isso mudasse, deixaria de ser Kuroshitsuji! Um Sebastian bonzinho, um Ciel amável (e adulto) e uma relação amigável entre os dois tornaria tudo sem graça no mangá.
Essa foi uma postagem curta, mas eu só queria desabafar, mesmo. Nunca vi uma postagem séria sobre esse tema que fosse escrita em português. Por favor, diga o que você acha nos comentários. Se você escreveu sobre isso em seu próprio blog, por favor, mande o link! ♥

4 comentários:

  1. Minha opinião: shipp não se deve legar a sério, não vejo o porquê de defender isso com garras e dentes assim como não vejo o motivo de querer criticar tanto algo tão livre quanto shippar, onde podemos shippar até Ciel x Tapa Olho, Grell x Freira sabendo que Grell nunca iria tocar numa mulher, e por aí vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. O mundo dos shipps é tão livre que eu vejo por aí até casais de histórias diferentes, e isso é maravilhoso. Você de fato pode criar um romance entre Sebastian e Ciel (em uma fanfic, por exemplo); o único problema é que fica muito OOC.
      A única parte a qual eu sou realmente contra é a pedofilia. Enquanto os outros tópicos da história os escritores costumam ignorar, acabam mantendo a idade do Ciel e eu não consigo deixar de achar nojento. Toda história fictícia é um reflexo do mundo real, afinal de contas.

      Excluir
  2. pode dizer quais sao os tumblr ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o que eu costumo frequentar: http://akumadeenglish.tumblr.com

      Excluir